29 outubro 2006

Democracia também cansa... (Parte 2)

Depois de mais um longo domingo de castigo democrático, aqui estou eu, com um seminário pra apresentar amanhã, e ainda de ressaca política-eleitoral, na verdade, se eu ouvir aquele barulhinho da urna nos próximos dias eu tenho um treco.

Ao contrário do primeiro turno as coisas foram mais calmas, e a razão de estar aqui é pra dizer que apesar de ter anulado meu voto, a derrota do PSDB e do PFL pra presidência até que me deram alguma satisfação, ainda que breve.

Porém, agora já passou, vamos voltar a realidade, ao PT corrupto e sem postura, à um presidente omisso.

Sem enrolar muito, vou deixar quem lê com o seguinte texto, muito divulgado esses últimos tempos, do anarquista Mikhail Bakunin que a mais de 150 anos parecia falar sobre a realidade brasileira atual:

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.Quem duvida disso não conhece a natureza humana."
Mikhail Bakunin (1814-1876)

E agora, só futebol, rock e cerveja essa semana, pela minha saúde...

5 comentários:

mel disse...

Eita democracia!
Se o governo te convidar pra participar da festa, digo, ser mesário, e você não aceitar, ele se ofende e você vai preso!
Absurdo, né?
Mesmo eu não simpatizando com anarquia, o texto realmente é condizente, hehe...

Anônimo disse...

Interessante reflexão [2]

hehe

Bjs

Anônimo disse...

Perfeito esse pequeno trecho do Bakunin!
Agora é mais 4 anos pra rir do Lula de novo. Elaia...

Luly disse...

Mas época de eleição enjoa, mesmo. E o pior é que é tanta lama que as pessoas de bem têm vergonha de virar políticos, seriam essas pessoas que poderiam mudar tudo. Pena.
Luly.

Paulo Morais disse...

O problema é q época de eleição todo mundo fica radical. Ou você é um, ou outro. Pode até votar em ninguém sendo do meio-termo, mas ou vc é privatista ou mensaleiro.