29 abril 2007

Terra de Vencedores

Há alguns tempos atrás pretendi fazer essa resenha do filme A Pequena Miss Sunshine":

È uma comédia simples e despretenciosa, mas em alguns momentos me deixou mais angustiado do que com vontade de rir.

Ao que interessa: o filme retrata uma América decadente e trágica, que divide seus cidadãos entre vencedores fracassados com sua moral delirante.
A famíla Hoover é composta de perdedores, (os famosos Losers). O Pai falha com seu projeto de motivação pessoal, o tio é um intelectual que perdeu tudo e agora junta coragem para tentar o suicídio, o avô é viciado em cocaína e pornografia, o filho é o típico "nerd", em voto de silêncio há mais de um ano, e Olive (Abigail Breslin), é uma criança fanática por concursos de beleza, muito simpática, porém com formas nada adequadas aos padrões estéticos.

Observa-se que as crianças, desde pequenas são condicionadas à uma ideologia que devem ser as melhores a qualquer custo, todos devem necessariamente passar pela seleção natural, que começa na escola e vai até a hora de entrar no mercado de trabalho. Os que não sobrevivem a esta seleção são condenados à viver aos custos da Previdêcia e de anti- depressivos.

Tudo isso está demonstrado na figura do Pai e no rídiculo concurso de miss em que a garotinha participa, porém essa moral pode ser encontrada em qualquer filme ou produto cultural Norte Americano.

Assim, essa sociedade prioriza o individualismo, a satisfação profissional, o status, a riqueza material e o poder, em detrimento de valores como cooperação, solidariedade, humildade.

Por mais brega que esse discurso seja considerado, ele ainda faz sentido, pois a mesma nação que forma os "líderes mundiais", cria os depressivos que compram armas pelo correio e entram em sua escola assasinando os colegas.

Nenhum comentário: