12 março 2008

Vá com deus


Na passagem do ano passado pra esse, não lembro de ter formulado nenhum pedido específico, não sou supersticioso e preferi me concentrar em objetivos e metas a serem atigidas. Mas se pudesse voltar à noite de Reveillon, eu pediria que junto com 2007 fosse embora a Tropa-de-Elite-Mania que se instaurou no segundo semestre do último ano. Em especial as piadas!

Tá bem, o filme é uma produção muito boa para os padrões Brasileiros, tem uma história que se desenvolve de forma envolvente e tal, mas a ideologia de abuso de autoridade e o louvor à instituição Polícia, distorcendo a realidade para se adaptar à visão do homem médio brasileiro, me irritou, bastante.

Mas não tanto quanto à moda que se instaurou depois da popularidade do filme. No começo era legal, piadas com Capitão Nascimento pra cá, "Pede pra sair!" pra lá, "Fanfarrão!" ali, e todos se divertiam, babando sobre os amigos gargalhantes ao brandar as palavras de ordem do nosso célebre Capitão para a roda . Só que com o passar do tempo, a cada vez que eu ouvia qualquer uma das frases acima, minha vontade era cavar um buraco e me enfiar dentro.

E seguiram-se as milhares de paródias na tv, as músicas da trilha sonora sendo executadas em festas (algumas vezes só né, pra ninguém enjoar!), e as piadas, ah as piadas... com elas decorei todas as cenas do filme, assistindo-o somente uma vez!

O pior é que até hoje ainda solto algumas delas às vezes... triste. Mas para falar que não aprendi nada com o filme, vai uma lista com as cinco lições que a produção brasileira que eu desejo que caia no esquecimento me ensinou:

1- Ao receber uma batida da RONE, nunca mais direi que sou estudante.
2- O senso comum Brasileiro é decepcionante, de verdade.

3- Ouvir uma música repetida à exaustão pode causar graves alterações no humor.

4- Não dá pra discutir com quem assitiu o filme e concorda com a ação da polícia nele.

5- É... cinco lições é exagero.
Em tempo: Começei a escrever este post logo após o filme ganhar o Urso de Ouro. Timing é tudo né gente.

4 comentários:

Rafael Borelli disse...

tô com um post pronto sobre essa merda desse filme desde o Urso de Ouro também... nem sei se publico, vale a pena? os loucos que acham o filme a oitava maravilha do mundo vão continuar achando...

de vez em quando cansa dar murro em ponta de faca.

mas que irritam profundamente os 'PEDE PRA SAIR', 'O SR É UM FANFARRÃO', ah irritam.

abraço

Anônimo disse...

hahahahahahaha

Então já sei que tu não conseguiria ficar um minuto perto do meu irmao!

Anônimo disse...

Concordo com você quando diz que o filme escapa aos padrões de produção brasileiros e tem uma trama envolvente e talz...
E também sobre as piadas...
Aliás concordo contigo!

Abraços e passa lá no meu blog.

www.bocanossa.blogspot.com

M. disse...

Atualiza! :)