11 fevereiro 2008

Notas ao partir

Um projeto não finalizado de Niemeyer, faltou dinheiro para o concreto armado e fizeram com zinco mesmo. Símbolo do progresso ultrapassado, o tempo leva a beleza, mas não a utilidade. Ali dentro se concentram os mais diversos sentimentos, a pressa contratasta com o excesso de tempo na espera, quando a solução é procurar o jeito mais fácil de cochilar no chão frio e sujo.

E em meio à sujeira feita pelos milhares de transeuntes é possível encontrar restos de sentimentos deixados para trás. Restos de corações partidos, de lágrimas pela despedida inevitável, da saudade que já começa a incomodar. Encontros e despedidas, esperanças se esgontando e sendo renovadas, o alívio de adentrar ou de deixar este chão vermelho. É possível também encontrar resquícios de alegria, mas estes são poucos, pois sentimentos como tais são retirados dali rapidamente, buscando conforto longe da atmosfera pesada e intranqüila.

Como em todas cidades, a rodoviária de Londrina encontra-se no lugar mais velho e feio possível, em uma avenida que mais parece um cenário utilizado nas filmagens de Mad Max, devido à alta concetração de ferros-velhos e oficinas mecânicas. Lugar onde se encontram deliciosos sucos e vitaminas, mas não se pode encontrar conforto. Lugar onde se vê rostos jovens marcados pelas crueldades que a distância faz com o amor, rostos velhos marcados pela vida dura e ingrata. Vida que não pode parar, não pode deixar de ir e vir, em cada plataforma de embarque.

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, Zé. Esses lugares cheios de emoções mexem comigo...

Pra descontrair: pra que lado o ônibus da figura está indo? :)

beijos!

Rafael Borelli disse...

Rodoviária sempre fica em lugar feio, incrível. Mas a de Londres é a melhorzinha q eu conheço, tirando Barra FUnda e Tietê.

Ah, dá uma olhada lá no meu
abraz
borelli

M. disse...

Bom trocadilho também!

Já que você não perguntou, vou responder mesmo assim: o ônibus tá indo pra esquerda!

beijos

M. disse...

Hehehe vi num teste de lógica. Não se vê nenhuma porta no ônibus. Logo, elas estão do outro lado. Assim, o ônibus tá indo pra esquerda.

E também não consegui responder, colei!

beijos

Rafael Borelli disse...

Ah, puxando da idéia daquele post lá embaixo, mais um louco deu uns tiros lá nos EUA.

Nossa sociedade que é falida depois...